
Também conhecido por guariba, barbado ou macaco-uivador, o Bigio está entre os maiores primatas neotropicais, com comprimento de 30 a 75 centímetros. Sua pelagem varia de tons ruivos, ruivo acastanhados, castanho e castanho escuro. No caso da subespécie Alouatta guariba clamitans, os machos são vermelho-alaranjados e as fêmeas e jovens são castanho escuros. Ele é famoso por seu grito, que pode ser ouvido em toda a mata, e pela presença de pelos mais compridos nos lados da face formando uma espécie de barba.
O Alouatta guariba é a espécie de bugio que habita a Mata Atlântica, desde o sul da Bahia até o Rio Grande do Sul, chegando ao norte da Argentina, na região de Misiones. As duas subespécies constam na lista do Ibama como criticamente em perigo e vulnerável, respectivamente.
Caracteriscas
- Nasce em todas as estações do ano, depois um período de gestação de aproximadamente 140 dias.
- Filho fica agarrado às costas da mãe durante os primeiros meses de vida.
- Maturidade é atingida entre um ano e meio e dois anos.
- Alimenta-se predominantemente de folhas, flores, brotos, frutos e caules de trepadeiras.
- Pouco ativo, se locomove vagarosamente com a auxílio de sua cauda preênsil, que pode atingir 80 cm.
- Pode atingir até 9 kg de peso.
O Famoso Grito do Bugio
Os Bugios costumam a dar seus gritos logo no amanhecer como se fosse um aviso "e ae galera acordei! quem mais ta acordado?" e assim de um por um os Bugios vão gritando até não sobra nenhum.
O grito é a sua característica mais importante (um ronco forte). É interrompido e recomeçado várias vezes durante minutos e até horas. Costuma ser emitido também quando são observados outros grupos se aproximando ou com a invasão do território por outro indivíduo. Esses gritos são assutadores e na região do Norte de Predefinição:Tocantins deram origem a várias lendas de entes fantásticos que vivem na mata.
Quem ouve o ronco assustador do bugio nem imagina que por trás deste estrondo e da barba espessa, esconde-se um macaco tímido, que vive em pequenos grupos, de três a doze indivíduos, de ambos os sexos e várias idades, chefiados por um macho adulto. Quanto ao seu tempo de vida, pouco se sabe, pois trata-se de um animal que não se adapta bem ao cativeiro.
@romulusmota.
bom dia, prezado
ResponderExcluirDesculpe não saber o seu nome e pergunto se a foto do bugio é paga pois preciso coloca-la no meu projeto de mestrado pois o assunto é sobre a febre amarela.
Obrigada